Governador promove 508 policiais penais e entrega viaturas para sistema penitenciário

O governador Rafael Fonteles realizou, nesta quarta-feira (13), no Palácio de Karnak, a maior promoção da história da polícia penal do Piauí. Foram promovidos 508 profissionais, durante solenidade que marcou os 40 anos da Secretaria de Estado de Justiça. Na ocasião, o governador ainda entregou à pasta sete viaturas.

“Estou muito feliz de participar dos 40 anos da Sejus num momento histórico, em que fizemos a maior promoção da história”, afirmou o governador, que destacou também a importância do Estado em garantir a ressocialização dos detentos. Para ele, a educação e o emprego ajudam a reintegrar essas pessoas à sociedade. “Determinei ao secretário de Justiça que todas as unidades penais do Piauí ofereçam estudo ou trabalho aos detentos, para que a gente consiga, em parte, a ressocialização deles”, disse Fonteles.

Promoção dos Policiais Penais da Secretaria de Justiça e entrega de viaturas (Fotos: Gabriel Paulino)

Ao entregar as viaturas, Rafael destacou que os veículos só puderam ser adquiridos graças à liberação de recursos do Fundo de Segurança Pública. “O ministro da Justiça, Flávio Dino, e o presidente Lula destravaram recursos do Fundo tanto para uso da Secretaria de Segurança e também da Secretaria de Justiça”, frisou o governador.

As viaturas tiveram um investimento de R$ 1.518.000,00 e são fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O secretário de Justiça, Carlos Augusto, afirmou que o Governo vai ampliar o número de vagas nas unidades penais do Piauí. Além de reforma em todos os presídios, será construída uma penitenciária no município de Buriti dos Lopes, próximo ao litoral do Piauí. “É importante a ampliação de vagas para toda a segurança pública, visto que as penas são cumpridas nas penitenciárias”, disse o secretário.

Atualmente, a Secretaria da Justiça custodia cerca de seis mil pessoas privadas de liberdade em 17 unidades penais. Além disso, desenvolve e executa programas de ressocialização dos presos e estratégias de ampliação de oferta de ensino em suas diversas modalidades, expandindo vagas de emprego por meio da implantação e ampliação de oficinas de trabalho, qualificação profissional e expansão de parcerias no âmbito do sistema prisional.

Ainda na solenidade, o governador entregou troféus a diversas personalidades e instituições do Piauí que contribuíram ou contribuem para o desenvolvimento do sistema penitenciário local.

Promoção dos Policiais Penais da Secretaria de Justiça e entrega de viaturas (Fotos: Gabriel Paulino)

Promoção dos Policiais Penais da Secretaria de Justiça e entrega de viaturas (Fotos: Gabriel Paulino)

PMPI comemora 188 anos com a maior promoção de policiais da história

A Polícia Militar do Piauí comemora 188 anos neste domingo (25). Para celebrar a data, será realizada uma solenidade cívico militar a partir das 19 horas, na Avenida Marechal Castelo Branco, em frente à Assembleia Legislativa do Piauí. O aniversário será marcado com a maior promoção da história da corporação: mais de 2 mil policiais, entre oficiais e praças, serão promovidos.

Na solenidade, haverá ainda a condecoração de civis, militares das Forças Armadas, das polícias coirmãs e da PMPI, com a Medalha do Mérito Militar, além de diversas apresentações e desfile dos novos policiais formados e nomeados na última sexta pelo governador Rafael Fonteles.

Polícia Militar do Piauí comemora 188 anos e realiza a promoção de mais de 2 mil policiais (Foto: Jardênia Bezerra)

De acordo com o coronel Sá Júnior, presidente da comissão organizadora dos eventos alusivos ao aniversário da PMPI, a corporação tem muitos motivos para comemorar.

“Serão condecoradas autoridades civis e militares de outros estados, de coirmãs e das forças armadas. Mas entendemos que o ápice dessa solenidade e que é uma forma ímpar, nunca na história da Polícia Militar aconteceu, nós teremos mais de duas mil promoções entre oficiais, cabos e soldados, sargentos, subtenentes. E aqui a gente tem que fazer referência a cúpula da segurança pública, nosso secretário da Segurança, Chico Lucas, nosso comandante-geral da PM, Scheiwann Lopes, e a essência sendo do nosso governador Rafael Fonteles, para que a gente chegasse com a aprovação das leis que foram feitas a esse grande número de promoções. É motivo de muita alegria, muita festa e temos realmente que comemorar”, frisa.

O mês contou com uma programação ampla, entre apresentações do Corpo Musical da PMPI, torneio de tiro, competição futebolística, Pedalada Operacional, entre outros.

Polícia Militar do Piauí comemora 188 anos e realiza solenidade cívico militar neste domingo (Foto: Jardênia Bezerra)

Fonte: DCOM PMPI

FRANCÊS SUSPEITO DE PERSEGUIR E AMEAÇAR MODELO PIAUIENSE É PRESO EM SANTA CATARINA

O francês Malik Roy foi preso pela Polícia Civil suspeito dos crimes de ameaça, injúria, difamação e stalking contra a modelo piauiense Rayanne Adorno, com quem teve um relacionamento. A prisão aconteceu na cidade de Itajaí, em Santa Catarina. 

De acordo com a Polícia Civil, ele foi preso na última sexta-feira (15) em cumprimento de mandado de prisão preventiva, após a modelo registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam Sudeste), no ano de 2019, na cidade de Teresina. No B.O, a modelo relatou que estava recebendo ameaças e até mesmo xingamentos racistas.

Segundo o delegado Matheus Zanatta, gerente de Polícia Especializada, uma ação conjunta entre a Polícia Civil do Piauí e a Polícia Civil de Santa Catarina, identificou que o francês estava morando em Itajaí, no estado de Santa Catarina. Ele foi preso quando estava em um supermercado.

Foto: Reprodução/Instagram

A Polícia Civil informou que os crimes começaram quando a vítima morava na Hungria, e terminou o relacionamento com o francês. Ela retornou ao Brasil, e começou a sofrer ameaças e ataques nas redes sociais.

“Esse caso ficou muito conhecido em 2019 após uma modelo piauiense ter denunciado esse francês. Eles tinham um relacionamento amoroso, foram morar fora do Brasil e quando essa modelo terminou o relacionamento, ele não aceitava o término e começou a perseguir ela pelas redes sociais, insultando-a e praticando crime de injúria, difamação e também de stalking”, informou o delegado.

Ele explicou que após a prisão, será pedido o recambiamento de Malik para a cidade de Teresina, onde deve ser interrogado.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com

TRÊS SUSPEITOS DE SEQUESTROS RELÂMPAGOS SÃO MORTOS EM CONFRONTO COM A PM NA BR 407 ENTRE JAICÓS E GEMINIANO

Três homens suspeitos de realizar sequestros relâmpagos na BR 407, na área de divisa entre os municípios de Jaicós e Geminiano, foram mortos na noite desta quarta-feira, 18, em um confronto com a Polícia Militar.

O fato aconteceu na zona rural do município de Geminiano, na nova estrada de acesso à localidade Milhans.

Em entrevista exclusiva ao Cidades na Net, o major Felipe, comandante do 4º Batalhão da PM de Picos, informou que a PM havia montado uma tocaia no mato quando um veículo modelo Volkswagen Gol se aproximou.

“Quando os policiais que estavam aguardando perceberam a chegada deles, foram abordar o veículo e foram recebidos a tiros. E defendendo a própria integridade, a guarnição reagiu, ferindo os três elementos, que não resistiram.”, disse.

Segundo o major, trata-se de três cearenses. Eles foram identificados como Cassiano Ribeiro Soares, de 45 anos, Claudiano Ferreira Nascimento, de 39 anos, e Laurenildo de Souza Pinheiro, de 35 anos.

Com eles, a polícia encontrou armas – um revólver calibre 38 e outro calibre 32 – e outros itens utilizados na prática dos crimes, como quatro aparelhos celulares, oito braçadeiras, oito miguelitos utilizados para perfurar os pneus, é um cartão magnético da Caixa.

O trio utilizava um carro de cor azul, tinha placa de Fortaleza-CE.

O comandante acredita que dois outros integrantes tenham fugido. “Nosso levantamento é que se tratava de cinco indivíduos, pois nas outras ações foram identificados cinco. Esses outros dois indivíduos, que também participavam da ação, ficavam em outro local repassando as informações. Não levantamos ainda o material de comunicação, mas deveria ser celular, tendo em vista que no local há cobertura.”, informou Felipe. 

Segundo o oficial, a PM estava há mais de uma semana enviando equipes do Patrulhamento Rural para a área onde estavam acontecendo os sequestros. “A gente montava a tocaia para ver se conseguia o flagrante desse pessoal.”, disse, frisando que o desfecho teria sido outro se eles tivessem se entregado espontaneamente. “Mas resistiram, atiraram nos policiais, que repeliram a justa agressão e revidaram.”, pontuou.

Os corpos foram retirados do local por volta das 23h pelo IML. O caso agora será apurado pela Polícia Civil, que já esteve no local de mata fazendo a perícia.

FONTE CIDADES NA NET