A paroquia de Paulistana, iniciou na noite desse Domingo/24, a peregrinação em preparação da 181ª Festa de Nossa Senhora dos Humildes. A programação teve início as 19h com a abertura das festividades no bairro Correnteza como tradicionalmente acontece, onde foi celebrada a primeira missa nos bairros da cidade, este ano na casa de Nelsão e Arinete.
A celebração foi realizada pelo padre Fernando Amando, e logo no iniciou aconteceu a entrada da imagem da padroeira conduzida por moradores do Bairro Correnteza.
Após a missa aconteceu um leilão com joias doadas pelos moradores do bairro Correnteza e uma quermesse com venda de comidas típicas. Nessa segunda-feira (25) a celebração, será na Avenida Presidente Costa e Silva, no Centro da cidade, próximo ao Centro Social, a partir das 19h.
Com mar de luzes de celulares e gritos de umas 12 mil pessoas, o humorista Whindersson Nunes subiu ao palco na noite deste sábado (18), em Teresina, em show de despedida.
De blazer, usando apenas a iluminação como aliada, o youtuber piauiense fez o público ri falando de coisas sérias como a pandemia, a violência em Teresina, a falta do saneamento básico e outros assuntos do dia a dia do brasileiro.
No show “Isso não é um culto”, ele defendeu a vacina e cantou com o músico Luan Murilho o melô da gasolina alta, uma crítica aos constantes aumentos dos combustíveis.
Quem foi para o show, no estádio Albertão, se deparou com um Whindersson mais seguro de si e fazendo humor com temas que angustiam desde o adulto ao adolescente.
A abertura do show foi com o humorista Robson Sousa, teresinense que mora em São Paulo e amigo do Whindersson.
Logo no início da apresentação, Whindersson brincou sobre o algoritmo, a ferramenta que move a internet, e fez uma definição: “algoritmo é a inteligência por trás de seu celular, seleciona só o que você gosta”.
Com humor, Whindersson defendeu que o “mundo está se acabando” e brincou sobre a harmonização facial e o poder de guerra do Brasil.
Ao descrever situações que envolvem o adolescente, o youtuber disse que “todo mundo tem um coringa dentro de si” e que os pais precisam acompanhar seus filhos.
Show de Whindersson que não tem história do seu pai e sua mãe é impossível. É sua essência, sua inspiração. Ele voltou a contar situações hilárias com a mãe.
No palco, ele revelou que sua maior vocação é “se comunicar” e que se apaixonou pelo teatro com o espetáculo “Paixão de Cristo”, que assistia em Bom Jesus, sua terra natal.
Projeto para surdos sentirem a música
Ao interromper o show, pois o tradutor de libras estava sem luz no palco, Whindersson falou do projeto da empresa piauiense de um protótipo de aparelho que faz o surdo sentir a música. No show do Albertão, três pessoas com deficiência auditiva fizeram um teste com o aparelho acompanhando a apresentação.
Vacinação
Durante o show, o youtuber criticou quem não quer se vacinar. “tem gente que não quer se vacinar. Quando perguntam minha opinião e eu digo mesmo. E a vacina Whindersson? macho, eu acho que deveria ser sem autorização mesmo”.
Melô da gasolina alta
Pedindo coro do público, Whindersson cantou a melô da gasolina alta acompanhado do músico Luan Murilho. A paródia diz que ele foi ao posto de combustíveis e “tomou um susto” e que “eu te amo, virou eu te deixo em casa”.
Violência em Teresina
Afirmando que em Teresina “está tudo diferente”, o humorista disse que hoje em dia ninguém para em sinal vermelho na capital piauiense. Ele lembrou que os bandidos estão agora quebrando os vidros dos carros. “Hoje está tudo mudado. Até o Uber não vem mais”.
No show, Whindersson lembrou da luta com Popó, fez brincadeiras sobre a surra que levou e que o título do “Isso não é um culto” nasceu da palavra “cultuar, cultura”.
O encerramento do show foi com ele de maestro apresentando um coral de vozes, destacando a importância dos tenores, baixos, contraltos e sopranos.
A artesã do Piauí, Arlene de Carvalho Medeiros Rios, de 57 anos, encheu de simplicidade a sua produção artesanal, no entanto, o que se vê nas peças decorativas são obras de artes com forte poder de resgatar o valor do meio ambiente e tornar o nosso cotidiano muito mais prazeroso.
Para ela, o artesanato é um meio de vida que faz com satisfação e um dom dado por Deus. Com esta inspiração divina, Arlene adquiriu também o faro para o empreendedorismo. Criou o próprio negócio e conseguiu atravessar a pandemia produzindo no ambiente do lar, mesmo diante de toda a problemática da crise sanitária mundial.
Nascida em Teresina, ela é artesã há mais de 20 anos, em várias modalidades, como craquelado em vidro e madeira, decoupagem e bijuterias. Já confeccionou peças para o bloco Bode dos Medonhos no Corso de Teresina.
Seus trabalhos exploram as temáticas quem vêm da inspiração e desafios que a artesã gosta de enfrentar. “A minha inspiração vem dos meus pensamentos e da vontade de criar: fauna, flora e retratar a vida do dia a dia”.
Confira esta importante entrevista concedida ao projeto “Feito por Mim”, criado pelo Portalopiaui.com.
QUANDO VOCÊ COMEÇOU A TRABALHAR COM ARTESANATO?
Na verdade, eu sempre gostei de artesanato. Quando eu era criança, ficava observando minha mãe fazendo bordado. Aí eu juntava uns pedaços de linha que sobrava, ia procurando miçanga, e ia criando, fazendo alguma coisa. Eu trabalhei muito tempo em farmácia, aí eu saí e montei uma locadora. Muita gente ia à locadora, e me via fazendo essas peças, daí sempre me pediam para fazer encomenda. A partir desses pedidos eu comecei a me apaixonar por artesanato. Então eu faço craquelado em vidro, craquelado em madeira, aí com a pandemia eu resolvi comprar umas máquinas e incrementar a confecção de roupas, já que também sou costureira. Comecei há cerca de 20 anos, com bijuterias. Depois, com costura, pintura em vidro e, agora, mosaico. Sou eclética. Faço de tudo um pouco. Faço os próprios desenhos, sempre inspirada no dom que me foi dado por Deus.
QUAIS OS INCENTIVOS DEVEM TER PARA MULHERES EMPREENDEDORAS?
O incentivo público, na parte de termos cursos, podermos fazer empréstimo, com juro baixo, para comprar material. E, também, o incentivo que toda mulher empreendedora deve ter é a força e coragem aliadas ao gostar de fazer, e a força da família, claro! No meu caso, tenho muito a agradecer a minha cunhada, Lúcia Dias, que é ceramista e professora de mosaico.
QUAL SUA SATISFAÇÃO EM PODER TER SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
A minha satisfação em ter meu próprio negócio é saber que há bons resultados. Isso me motiva a continuar. E, principalmente, porque faço algo que gosto.
O QUE VOCÊ ACHA DAS FEIRAS QUE ESTÃO SENDO REALIZADAS PARA DAR VISIBILIDADE AO PEQUENO EMPRENDEDOR?
Eu acho que é uma grande oportunidade que nos dão para estendermos nossos negócios, e revelar talentos de muita gente que está por aí produzindo e não tem outra forma de divulgar e comercializar seus produtos. Estas feiras que são realizadas em Teresina e outras cidades do Piauí, que surgiram com mais força no universo da pandemia, precisam ser, cada dia, mais divulgadas.
A PANDEMIA ATRAPALHOU SEU TRABALHO DE ALGUMA FORMA?
Sim. A pandemia atrapalhou o trabalho de muitos empreendedores. Artesanato é o pão da vida e a subsistência de muitos. A pandemia me atrapalhou, já que meu marido tinha uma marmoraria na zona Sul, e no local eu ficava em uma sala onde trabalhava só com artesanato. Aí ele fechou a marmoraria, e aí tive que trabalhar em casa. Por outro lado, ganhei mais seguidores no Instagram, e comecei a vender mais e pela internet. É aquela história: uma coisa chama outra. Hoje eu trabalho com bijuteria, mosaico, e às vezes costuro. Trabalhei também fazendo quentinhas, pois tenho formação na área de culinária, entretanto, não é minha praia.
O MATERIAL QUE VOCÊ USA EM SEU TRABALHO, MÁRMORE E CERÂMICAS EM PEDAÇOS, É UM POUCO INCOMUM. VOCÊ JÁ RECEBE OS PEDAÇOS OU FAZ TUDO DO ZERO?
Meu trabalho é feito do zero: corto a cerâmica para moldar as peças, colo, rejunto e encero. Esse é o meu labor.
“DO LIXO AO LUXO” QUAL O SIGNIFICADO DESSA FRASE PARA VOCÊ EM RELAÇÃO AO SEU TRABALHO DE CERAMISTA?
Bom, poderia ser uma verdade(risos), mas não é. Pois esse “lixo” que são os pedaços de cerâmicas e mármores são “lixos” caros; e ainda tem o material para trabalharmos com as peças. O alicate mais barato, por exemplo, custa na faixa de R$180.
O SEU TRABALHO ULTRAPASSA O CONCEITO DE ARTESANATO POR VALORIZAR ASPECTOS IMPORTANTES DA ARTE. COMO VOCÊ ANALISA ISSO?
A força artística que apresentou nos meus trabalhos é o fascínio que eu tenho pela arte desde muito cedo. De acordo com o tema, eu elaboro as cores, os desenhos. As temáticas vêm da inspiração e desafios que gosto de enfrentar. A minha inspiração vem dos meus pensamentos e da vontade de criar: fauna, flora e retratar a vida do dia a dia.
A prefeitura de Paulistana/PI, sob gestão do prefeito Joaquim Júlio Coelho, o “Joaquim da Farmácia” realizou com sucesso nos dias 20, 21 e 22 de Maio de 2022, a XVI Exposição Feira Agropecuária e IV Festa do Vaqueiro.
O encerramento aconteceu no domingo (22), com a realização da Cavalgada muito prestigiada pelos vaqueiros de Paulistana e de toda a região, com a concentração e saída no Estádio Evaldão para o parque de exposições onde foi recepcionada por centenas de pessoas, e em seguida realizada a celebração da tradicional missa do Vaqueiro pelo padre Wagner Carvalho. Após a missa teve sorteio de diversos prêmios para os vaqueiros.
A programação seguiu com os shows musicais que encerraram o evento. Dentre as atrações da ultima noite: Caninana, Aldair Playboy e atrações locais, Renato Vaqueiro, Abraão Askan, Nilson Chances, Higgo Charles, dentre outros.
A realização foi da prefeitura de Paulistana em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Secretaria do Agronegócio, Deputado Georgiano Neto, Deputado Federal Júlio César, SENAR, Secretaria de Estado da Agricultura, Embrapa, IFPI e Banco do Nordeste.
Reportagem e cobertura do portal FN NOTÍCIAS, com apoio do provedor de Internet MULTI
Com a PPP Novo Piauí Center, o espaço voltado para exposições e venda de produtos da área da moda em Teresina recebeu recentemente uma série de melhorias para oferecer mais conforto aos revendedores do setor que vão ao local renovar seus estoques. Tem localização estratégica, na Avenida Getúlio Vargas, 2280, no Morada Nova, facilitando o acesso das pessoas que vêm do vizinho Estado do Maranhão.
Dentre as novidades estão novas instalações elétricas, incluindo cerca de segurança e cancelas no estacionamento, novo piso em porcelanato e reforma da cobertura existente. A fachada principal também está sendo revitalizada, com melhor iluminação na área externa e instalações mais modernas.
Viviane Moura, que coordenou o projeto de PPP do Novo Piauí Center, disse que o espaço foi preparado para atender bem os expositores, revendedores, vendedores e incentivar a indústria da confecção do Piauí que tem grande potencial de desenvolvimento. Acrescentou que a revitalização do local visa também gerar mais trabalho e renda e estimular as feiras, eventos de moda e ser referência como espaço de negócios.
Viviane falou que na semana do Dia das Mães esteve no Novo Piauí Center participando da Feira das Mulheres Empreendedoras que ela também idealizou e que ficou muito feliz em ver que os avanços são positivos para todos que fazem a moda no Piauí. “Foram muitas as melhorias. A PPP foi responsável pela transformação deste espaço tão importantes para Teresina. Fiquei emocionando com as mudanças. E a tendência é melhorar muito mais já que foi lançada uma campanha de valorização dos empreendedores”, acrescentou.
Campanha criada para o Dia das Mães incentiva as empreendedoras que atuam no Novo Piauí Center
Viviane Moura(à esq.), que coordenou a PPP do Novo Piauí Center, disse que o espaço tem uma formulação para valorizar todos empreendedores e incentivar o crescimento da indústria da moda. Segundo ela, as melhorias feitas pelo concessionário trazem transformações para os negócios
Os permissionários apontam as melhorias como excelência de transformação da infraestrutura. “Como lojista aqui do Piauí Center, só tenho a agradecer. Quem conhece sabe como era a estrutura, já sofremos muito aqui com a falta de utensílios necessários nos sanitários e hoje estamos com banheiros até climatizados. O piso, a gente chega e se sente nesses shoppings caros. E só vai melhorar”, comenta a empresária Giza Meneses, da tradicional loja Gizzê.
Para incentivar ainda mais as compras no local, durante todo o mês de maio o Novo Piauí Center está com a campanha “Mãe Dá Sorte”, que está distribuindo prêmios com o objetivo de estimular as vendas e aumentar a movimentação no local.
“Essa é a primeira etapa de um plano que estamos desenvolvendo para fortalecer o marketing para o ano de 2022. Já notamos um aumento da movimentação e nosso objetivo é divulgar ainda mais o que estamos fazendo aqui dentro de modernização e revitalização completa do shopping. Para atrair os revendedores e fabricantes que trabalham no nosso Piauí”, conta Deusimar Rodrigues, diretor comercial do Piauí Center.
Mães de Paulistana participaram nesta sexta-feira (13/05), de uma Tarde de Beleza em homenagem ao dia das mães, com oferta de diversos serviços, sorteio de brindes, e homenagens.
A Tarde de Beleza organizado pela secretaria da Assistência Social e Trabalho teve serviços de manicure, cabeleireiro, massagem relaxante, música ao vivo, sorteio de diversos brindes e distribuição de lanches. A ação contou com a parceria da Prefeitura municipal.
O prefeito Joaquim da Farmácia participou do evento juntamente com a primeira-dama e Secretária da Assistência Social e Trabalho Rosângela Coelho, falaram da alegria de poder estar participando desse momento juntamente com as mães.
O prefeito Joaquim da Farmácia e a primeira Dama Rosângela Coelho, parabenizaram a todas as mães pelo seu dia.
Nesta quarta-feira dia 04 de Maio de 2022, o Conselho Tutelar de Paulistana, fez o lançamento da Campanha Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, 18 de Maio, na cidade de Paulistana
.
A secretaria municipal de trabalho e ação social, sob coordenação da primeira Dama Rosangela Coelho, realizará no próximo dia 18 de Maio, a tradicional caminhada para chamar a atenção da população para o combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes, com o tema: 18 de Maio Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. O evento conta com o apoio da prefeitura municipal de Paulistana.
Os membros do Conselho Tutelar informaram que a campanha está sendo realizada durante todo o mês de Maio, enfocando a proteção aos direitos de crianças e adolescentes. (FN NOTÍCIAS)
A prefeitura municipal de Paulistana (PI), sob gestão do prefeito Joaquim Júlio Coelho, o “Joaquim da Farmácia” realizará nos dias 20 e 21 de Maio de 2022, a XVI Exposição Feira Agropecuária e IV Festa do Vaqueiro.
O evento contará com a 4ª festa do vaqueiro, que está inclusa na programação, com R$ 15.000,00 em premiações. Também haverá uma cavalgada e missa, além do sorteio de prêmios.
Além da exposição dos animais e produtos com 25 mil em premiações, a feira tem como grande atrativo a apresentação de diversos shows de várias bandas e artistas, incluindo Vitor Fernandes, Mara Pavanelly, Tierry, Taty Girl, Avine Vinny e Caninana.
O evento acontece em parceria com o Governo do Estado do Piauí, Secretaria do Agronegócio, Deputado Georgiano Neto, Deputado Federal Júlio César, SENAR, Secretaria de Estado da Agricultura, Embrapa, IFPI e Banco do Nordeste.
O resultado da segunda etapa e a convocação para a etapa nacional da II Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ) saiu no último dia 20 de abril e trouxe excelentes resultados para o Campus Paulistana do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Das 40 equipes que concorreram nesta etapa, representando várias instituições de ensino de Zootecnia do país, a equipe “Zootecnistas do Sertão” ficou em terceiro lugar na colocação geral, sendo a única equipe a representar o Estado do Piauí.
A equipe é composta pelos discentes Débora Figueredo da Silva, Jaiane de Sousa Rodrigues, Nomeriano Ferreira Gomes Neto, Carla Tauane Ramos de Sepedro e Antônio de Sousa Neto, todos do nono período da Zootecnia. Eles são orientados pela zootecnista e professora Ana Lúcia Teodoro.
Os vencedores da fase nacional, que acontecerá nos dias 3 e 4 de maio, serão conhecidos no dia 27 do mesmo mês durante o Zootec. Serão distribuídas medalhas para as três equipes melhores classificadas. Essas equipes também receberão uma credencial para participar do evento London International Youth Science Forum, programado para ocorrer em julho de 2023, na Inglaterra.