Defesa Civil Alerta: aprovada em teste , ferramenta será efetivada ainda neste mês

O sistema chega ao Brasil para prevenir eventos relevantes que possam colocar em risco a segurança das pessoas.

O Piauí participou, neste sábado (14), do teste do Defesa Civil Alerta, o sistema que chega ao Brasil para prevenir eventos relevantes que possam colocar em risco a segurança das pessoas. Às 16h10, uma mensagem de texto, acompanhada de sinal sonoro e vibração, chegou aos celulares de milhares de piauienses, validando a experiência de comunicação através de todas as operadoras.

A mensagem de texto chegou ao celular na forma de pop up, se sobrepondo a todos os aplicativos, dizendo: “Demonstração do novo sistema de alerta de emergência no Nordeste”. A vibração e o som duraram 10 segundos e viraram notificação no aparelho.

Foto: Francisco Gilásio
Foto: Francisco Gilásio

A experiência bem sucedida deve confirmar o início definitivo da ferramenta ainda neste mês. “O Defesa Civil Alerta foi muito bem sucedido aqui no estado do Piauí. Então, agora é ficar atento que, a partir do dia 18 (de junho), o alerta que a população receberá vai ser real”, anunciou Lidiane Sousa, coordenadora do Centro de Gerenciamento de Desastres da Defesa Civil Nacional.

Foto: Ascom Sedec
Foto: Ascom Sedec

O alerta pode ser acionado em casos de desastres naturais, como enchentes, enxurradas, deslizamentos e vendavais. A tecnologia Cell Broadcast foi testada, simultaneamente, em quatro cidades do Estado — Teresina, Picos, Esperantina e Uruçuí.

Foto: Francisco Gilásio
Foto: Francisco Gilásio

O procedimento foi acompanhado por representantes da Agência Nacional de Telecomunicações(Anatel) e da Defesa Civil Nacional. Na capital Teresina, o grupo se reuniu numa área movimentada de um shopping para monitorar não só a recepção da mensagem, mas a reação do público.

“Você imagina nós estarmos diante de uma situação de uma grande enchente e a gente tem o poder de avisar centenas, milhares de pessoas simultaneamente para estar mais atenta para a chegada das águas, para proteger seu patrimônio, para proteger a sua integridade física. Então é uma ferramenta extremamente importante”, explicou Werton Costa, diretor de prevenção e mitigação da Secretaria da Defesa Civil (Sedec).

Foto: Francisco Gilásio
Foto: Francisco Gilásio

Com a implantação do sistema, o Piauí reforça seu compromisso com a ampliação do acesso à informação em situações emergenciais, contribuindo para a prevenção e a minimização dos impactos causados por desastres naturais.

O sistema já opera com sucesso nos estados do Sul e Sudeste do Brasil. Diferente do sistema anterior, que exigia cadastro prévio para o envio de mensagens via SMS, o novo modelo utiliza a tecnologia cell broadcast, que permite o envio automático de alertas a todos os celulares conectados nas redes 4G e 5G nas áreas de risco.

Foto: Francisco Gilásio
Foto: Francisco Gilásio

A Defesa Civil do Estado recomenda que os piauienses mantenham seus celulares atualizados e conectados às redes móveis para receberem os alertas automaticamente, fortalecendo a capacidade de resposta da comunidade em momentos críticos.

Em Brasília, Rafael Fonteles discute pautas estratégicas em reuniões das Câmaras Técnicas do Consórcio Nordeste

Foram tratados temas nas áreas de minas e energia, esporte, desenvolvimento social e Juventude.

O governador Rafael Fonteles coordenou, nessa terça-feira (15), em Brasília, reuniões de quatro Câmaras Técnicas do Consórcio Nordeste: Minas e Energia; Esporte; Desenvolvimento Social; e Juventude. Durante os encontros, foram discutidos temas centrais de interesse comum dos estados nordestinos.

Na área de Minas e Energia, foram discutidas ações para ampliar a exploração mineral e fortalecer as energias limpas e renováveis. No eixo Esporte, com participação do coordenador da Câmara Técnica deste tema, Luciano Leonídio, tratou-se do desenvolvimento integrado das práticas esportivas nos estados.

Com Pedro Matias, secretário da Juventude da Paraíba, o foco foi a construção e o monitoramento de políticas públicas voltadas à juventude. Já a reunião da Assistência e Desenvolvimento Social, conduzida por Íris Maria de Oliveira, do Rio Grande do Norte, debateu o papel das câmaras como instâncias técnicas de apoio aos conselhos da área, fortalecendo as políticas públicas.

“Encontros produtivos e relevantes, que nos faz seguir confiantes de que a força do Consórcio Nordeste continuará se traduzindo em conquistas concretas”, destacou o governador e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles.

Reunião com ministros 

O gestor também se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil, Ricardo Lewandowski, os deputados federais pelo Piauí Flávio Nogueira e Florentino Neto, e a equipe do Ministério da Justiça para tratar da liberação de recursos para ampliar o número de vagas no sistema prisional do Piauí.

Encerrando a agenda do dia, o governador ainda participou de encontro com a secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, e com o secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Barros. Em pauta, investimentos estratégicos na infraestrutura portuária, que impactam diretamente na economia do Piauí.

A group of professionals is engaged in a meeting around a conference table, discussing documents and using electronic devices.

Em São Paulo, Rafael Fonteles apresenta potencialidades do Piauí a empresários japoneses

O governador visitou também a TAP Air Portugal, renomada companhia aérea que faz ligação entre a Europa e o Brasil.

Em São Paulo, o governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (21), de um evento juntamente com a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil, em um ano simbólico para as relações entre os dois países, que celebram 130 anos de diplomacia.

Durante o encontro, Rafael Fonteles destacou as oportunidades de investimentos no Piauí, com ênfase na indústria verde, agroindústria, mineração e turismo ecológico.

“Para mais de 100 participantes, apresentamos o Piauí como um estado de grande potencial, buscando atrair novos investimentos que gerem emprego e renda para nossa população”, afirmou o governador.

Após o evento, foram realizadas reuniões bilaterais com algumas empresas da Câmara de Comércio e Indústria Japonesa no Brasil. “São oportunidades que estamos plantando para colher depois mais investimentos no Piauí”, concluiu Rafael Fonteles.

TAP Air Portugal

Anteriormente, o governador Rafael Fonteles e o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo, visitaram a TAP Air Portugal, renomada companhia aérea que faz ligação entre a Europa e o Brasil. Participaram do encontro Carlos Antunes, diretor para as Américas, e David Seromenho, da Assessoria de Relações Institucionais.

Com reforma de espaço voltado a alunos superdotados, capacidade de atendimento é ampliada em 8 vezes

Com a ampliação, o local garante um ambiente adequado para o desenvolvimento dos alunos.

O governador Rafael Fonteles inaugurou, nesta terça-feira (18), a reforma e ampliação do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S), localizado no bairro Tabuleta, zona sul de Teresina. Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a capacidade de atendimento do núcleo saltou de 57 para até 480 alunos.

O espaço, que atende crianças e adolescentes de 4 a 16 anos com altas habilidades, passou por modernização e climatização, garantindo um ambiente mais adequado para o desenvolvimento dos alunos. Também participaram da inauguração os secretários da Educação, Washington Bandeira, e da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo.

Atualmente, mais de 100 crianças e adolescentes aguardam na lista de espera. “São estudantes com habilidades excepcionais, que precisam de um acompanhamento específico para desenvolver todo o seu potencial. Esse espaço garante essa atenção especializada”, destacou o governador.

O NAAH/S oferece ensino em diversas áreas, como Língua Portuguesa, Matemática, Música, Artes Visuais, Física/Robótica, Educação Física e Língua Estrangeira (Inglês). Além disso, atende crianças com desenvolvimento precoce e disponibiliza treinamento para professores e suporte às famílias, promovendo um acompanhamento integral.

Com a reforma, o núcleo passa a contar com oito salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), um laboratório de Inovação e Tecnologia, um laboratório de Ciências, banheiros adaptados para pessoas com deficiência (PCDs), cantina, além de uma subestação e climatização completa.

A mãe de um aluno, Naira Nunes, comemorou as melhorias. “Agora eles têm salas específicas para cada área, como música, química, física e matemática. Foi uma reforma excelente. Agradeço ao governador”, disse.

Athos Faride Dias, de 15 anos, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Pequena Rubim, também elogiou o espaço. “Somos alunos acima da média, superdotados. Aqui conseguimos desenvolver muito mais nossas habilidades”, afirmou o estudante.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, ressaltou que o Piauí é referência nacional em educação inclusiva. “O Piauí é um modelo para o Brasil. Aqui atendemos estudantes tanto de escolas públicas, quanto privadas, e estamos ampliando em oito vezes a capacidade de atendimento”, afirmou o gestor.

Já o secretário Mauro Eduardo enfatizou a importância do suporte especializado para reduzir a vulnerabilidade ao bullying. “Temos crianças de 9 anos que falam três ou quatro idiomas. É fundamental oferecer um acompanhamento multidisciplinar para apoiá-las e evitar dificuldades no ambiente escolar regular”, explicou o gestor.

Para a diretora do núcleo, Sandra Nogueira, esta é a maior reforma do espaço em 17 anos. “Pela primeira vez, temos uma estrutura completa, tanto física quanto de materiais e apoio pedagógico. É um grande avanço para nossos alunos”, concluiu a gestora.

Rafael Fonteles inaugura obras e unidades do Piauí Saúde Digital na região de Picos neste sábado (15)

Rafael Fonteles inaugura obras de estradas e assina ordem de serviço durante todo o dia de sábado (15)

O governador Rafael Fonteles visita, neste sábado (15), os municípios de Vera Mendes, Itainópolis, Santana do Piauí e São José do Piauí, situados na grande região de Picos, no centro-sul do estado, para inaugurar obras e também verificar a implementação das salas de atendimento do programa Piauí Saúde Digital em cada cidade. 

Em Vera Mendes, Rafael inaugura, a partir das 8h30, a recuperação da pavimentação asfáltica na rodovia PI-245, no trecho que compreende até Itainópolis, com extensão de 19 km. A obra é do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER). Além disso, será inaugurada a recuperação da pavimentação asfáltica da PI-245, no trecho de 32 km de extensão até Isaías Coelho. Essas obras estão sendo realizadas pelo DER. Já na área da saúde, o governador visita a Unidade Básica Avançada de Saúde Carlos Hermógenes da Silva para verificar o atendimento que vem sendo disponibilizado pelo Programa Piauí Saúde Digital à população. 

Já na cidade de Itainópolis, o governador participa da solenidade de inauguração da recuperação da pavimentação asfáltica na rodovia PI-245, no trecho que compreende o entroncamento da BR-407 (Picos)/ Itainópolis com extensão de 40 km. Logo depois, segue para a inauguração da Unidade Mista de Saúde e Implantação do Programa de Saúde Digital na Unidade Mista de Saúde, ambas iniciativas da Secretaria de Estado da Saúde.

No município de Santana do Piauí, o governador faz a assinatura da ordem de serviço e visita técnica ao início das obras de recuperação da pavimentação asfáltica na rodovia PI-375, no trecho entre Picos e Santana do Piauí, com extensão de 18 km (DER), e verifica ainda a implantação do programa de Saúde Digital na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges. 

Em São José do Piauí, Rafael Fonteles inaugura a recuperação da pavimentação asfáltica da rodovia PI-245, na altura do entroncamento da PI-238 (Sussuapara), com extensão de 20 km. Também inaugura a recuperação da pavimentação asfáltica da rodovia PI- 227, no trecho que vai até Inhuma, com extensão de 42,20 km. Ambas as obras são do DER. 

Rafael encerra a agenda verificando a implantação do Programa Saúde Digital na Unidade Mista de Saúde e visitando o Projeto de inclusão itinerante: Garantindo cidadania para pessoas com deficiência no Estado do Piauí. 

Rafael Fonteles autoriza recuperação da PI-375 , que liga Santana do Piauí à Picos

Investimento de mais R$ 3 milhões garantirá nova pavimentação, reforço na drenagem e sinalização completa da PI-375.

O governador Rafael Fonteles assinou, neste sábado (15), o início das obras de recuperação da pavimentação asfáltica na rodovia PI-375, que liga a cidade de Santana do Piauí a Picos. A assinatura ocorreu durante agenda administrativa na cidade de Santana do Piauí, onde o governador visitou também as instalações do programa de Saúde Digital do município.

A primeira agenda na cidade de Santana do Piauí foi a assinatura da ordem de serviço para início das obras de recuperação da PI-375. A obra será executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Essa rodovia foi bastante afetada pelas chuvas intensas que atingiram Picos. O trecho já passou por uma recuperação emergencial e, agora, receberá um trabalho definitivo, com asfalto mais resistente e melhorias na infraestrutura para otimizar a drenagem da água”, detalhou o governador.

WhatsApp Image 2025-02-15 at 16.09.59.jpeg

O diretor-presidente do DER, Leonardo Sobral, explicou as melhorias que estão sendo feitas na rodovia, que conta com investimento de mais de R$ 3 milhões. “Estamos reconstruindo o sistema de drenagem, implantando novos bueiros e renovando toda a sinalização vertical e horizontal para aumentar a segurança da população”, detalhou.

Ainda durante sua passagem por Santana do Piauí, o governador visitou a implantação do posto de atendimento do programa Saúde Digital, que fica localizado na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges.

WhatsApp Image 2025-02-15 at 16.51.00 (1).jpeg

O prefeito de Santana do Piauí, Adonaldo Cassiano, agradeceu pelos investimentos do Governo do Estado em seu município, afirmando que eles irão garantir melhorias na locomoção da população, além de aprimorar o serviço de saúde. “Essa recuperação da PI-375 melhora a vida da população em vários fatores, facilita muito o acesso das pessoas que trafegam nela diariamente. Já o Saúde Digital tornará mais acessíveis todos os serviços de saúde da população santanense, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades”, destacou o prefeito.

Piauí bate recorde e registra abertura de mais de quatro mil empresas somente em janeiro

No total, houve um aumento de 80,40% em relação a janeiro do ano passado, quando foram registrados 2,673 novos negócios no Piauí.

O mês de janeiro trouxe resultados expressivos para o ambiente empresarial piauiense. O estado registrou 4.822 novas empresas abertas, atingindo um recorde e se tornando o mês com o maior número de aberturas na história, conforme dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi). 

Segundo a presidente da Jucepi, Alzenir Porto, os números refletem a imagem positiva que o estado vem conquistando entre investidores externos, além da segurança que os empresários sentem ao investir na região. “Houve um crescimento considerável entre as empresas como resultante do trabalho que o governador Rafael Fonteles tem feito de levar o nome do Piauí, mostrando para o investidor que o estado é um lugar para se investir, até porque aqui é um celeiro de investimentos. Os investidores estão descobrindo o potencial imenso do nosso estado”, explica a gestora.

Em 2024, a Jucepi alcançou o marco de Junta Comercial mais rápida do Brasil, com um tempo médio de registro de 45 minutos. O impacto dessa agilidade pode ser observado no crescimento expressivo das empresas. Apenas em janeiro de 2025, foram abertas 1.115 empresas pelo Portal Gov.PI Empresas, além de outras 3.667 formalizadas pelo Portal do Empreendedor.

Captura de tela 2025-02-04 081239.png

No total, houve um aumento de 80,40% em relação a janeiro do ano passado, quando foram registrados 2.673 novos negócios no Piauí. Ainda de acordo com Alzenir Porto, um exemplo desse crescimento é a instalação de grandes redes de supermercados na capital, impulsionada pelo aquecimento da demanda de consumo. “Estamos vendo hoje grandes redes vindo para cá e sempre lotadas”, comenta a presidente da Jucepi.

Alzenir Porto, presidente.jpeg

O ambiente modernizado para o registro de empresas tem sido essencial para esse resultado. Exemplo disso é o eficiente serviço da Jucepi, que hoje é 100% digital, eliminando a necessidade do documento físico. Também foi ampliado a informatização com os municípios do estado, facilitando processos de abertura, baixa e alteração de empresas.

Houve avanço ainda no deferimento automático de livros societários. A medida transformou um processo historicamente lento e burocrático em uma operação ágil e eficiente. Antes, a autenticação de livros levava até um mês, mas agora é feita em minutos, desde que o documento esteja dentro dos padrões exigidos pelo sistema.

Ainda nesse processo de modernização, na gestão do governador Rafael Fonteles, o estado ampliou de 300, para 908 atividades econômicas de baixo risco, isto é, que não estão sujeitas ao licenciamento prévio dos órgãos estaduais. Na prática, isso significa que o empreendedor pode iniciar suas atividades imediatamente após obter o registro da empresa na Junta Comercial do Piauí e a inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), processos que são realizados simultaneamente por meio do sistema  Gov.Pi Empresas.

Imagem do WhatsApp de 2025-02-04 à(s) 09.02.54_8b32087f.jpg

Em mensagem na Alepi, Rafael Fonteles diz que Piauí avançou em todas as áreas com benefícios efetivos para os piauienses

O governador ressaltou ações realizadas pelo Governo do Estado em 2024 durante abertura do ano legislativo da Alepi.

Educação em tempo integral e profissionalizante, saúde digital, redução nos índices de criminalidade e da extrema pobreza, inovação tecnológica e a melhoria da malha rodoviária do estado. Esses são alguns dos resultados das ações do Governo do Piauí destacados pelo governador Rafael Fonteles durante a leitura da mensagem anual aos deputados estaduais na solenidade de abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

O governador fez a leitura após a posse do deputado Severo Eulálio na presidência do Legislativo estadual. Ele enfatizou que esses avanços impactaram de forma muito positiva na vida da população. “O ano de 2024 foi de mudanças profundas para o Piauí. Inovamos onde mais importa: na vida das pessoas. Os resultados desse trabalho já são reconhecidos nacionalmente”, disse o gestor.

Posse da Mesa Diretora da Alepi 32.jpeg
Foto: Gabriel Paulino

Rafael iniciou a mensagem frisando que o Piauí deu um salto na modernização dos serviços públicos, saindo da 23ª para a 3ª posição entre todos os estados na avaliação nacional de políticas de transformação digital. Dentre elas, o avanço da saúde por meio do Programa Saúde Digital, que permitiu a realização de mais de 300 mil atendimentos.

“O programa permitiu que pessoas como Dona Francisca, de Jaicós, conseguisse uma consulta especializada sem precisar viajar horas até a capital”, exemplificou Fonteles.

Ainda na área da saúde, o chefe do Executivo estadual frisou a reforma e ampliação dos hospitais regionais de Parnaíba, Floriano, Picos e outros municípios.

Na educação, Rafael Fonteles lembrou que em 2024 o Governo do Estado aumentou para 352 o número de escolas em tempo integral e com educação profissional e técnica. E, ainda neste mês de fevereiro, serão todas as 512 escolas estaduais funcionando nessa modalidade.

Posse da Mesa Diretora da Alepi 2.jpeg
Foto: Gabriel Paulino

O governador comemorou também a melhoria de indicadores na segurança pública, como a recuperação de mais de 10 mil celulares roubados, redução de 14,3% nos casos de latrocínio, 33% nos roubos e de 11% nos homicídios dolosos em apenas um ano. “São números que representam vidas preservadas, famílias mais seguras, comunidades em paz”, comentou Rafael.

O discurso citou ainda que o Piauí está entre os três estados que mais reduziram a extrema pobreza e a fome em todo o Brasil. Entre as ações nessa área, a inauguração de novos restaurantes populares, como no bairro Dirceu, em Teresina, e em Parnaíba.

Na infraestrutura, os investimentos públicos alcançaram R$ 3,1 bilhões, reformando a malha rodoviária do estado. Fonteles informou que 1.200 km de estradas estão sendo melhorados, o que contribui para que 89% das rodovias do Piauí estejam em condições boas ou regulares, o melhor índice de todo o Norte e Nordeste do Brasil.

Ainda na área de transporte, Rafael destacou que a mobilidade urbana, com mais 2,5 milhões de metros quadrados de asfalto e 3,1 milhões de metros quadrados de calçamento nas zonas urbanas dos municípios piauienses.

O governador concluiu ainda a parceria com o governo federal. Na mensagem, lembrou que a captação de recursos da União chegou a R$ 2,9 bilhões nos últimos dois anos, sendo R$ 1,9 bilhão somente em 2024. Os investimentos serão direcionados para a Adutora de Jaicós, a ampliação do Metrô de Teresina, as obras de macrodrenagem em Parnaíba, a Barragem Nova Algodões e a duplicação das BRs 343 e 316.

Confira aqui o Balanço das Ações do Governo do Piauí em 2024.

Rafael Fonteles e Lula assinam aditivo para conclusão da Transnordestina e destacam o impacto econômico para o Nordeste

O acordo garante um crédito de R$ 3,6 bilhões para a finalização da primeira fase da ferrovia.

O governador Rafael Fonteles participou, nesta quinta-feira (28), da assinatura do aditivo para a conclusão da Transnordestina, ao lado do presidente Lula. O acordo garante um crédito de R$ 3,6 bilhões para a finalização da primeira fase da ferrovia, que conectará Paes Landim (PI) ao Porto de Pecém (CE), com um repasse anual de R$ 1 bilhão até 2026. A obra, que abrange mais de mil quilômetros de trilhos, tem como objetivo fortalecer a logística de transporte de grãos, fertilizantes, cimento, combustíveis e minério, especialmente voltados para a exportação.

O presidente Lula destacou a importância estratégica da Transnordestina, comparando-a a outras grandes obras do país, como o Canal do São Francisco. “Essa ferrovia vai transformar a vida de muita gente no Nordeste. Enfrentou diversos desafios, mas com vontade política conseguimos avançar. O país precisa de soluções logísticas mais eficientes, e a Transnordestina terá um papel fundamental nisso”, afirmou. O primeiro trecho da ferrovia já está 70% concluído, com previsão de término até 2027, e o segundo até 2029.

8a916c94-6b6a-4306-9bdb-d5c8a10e2299.jpeg

Rafael Fonteles enfatizou que a Transnordestina será um marco para o desenvolvimento logístico do semiárido e para a economia do Nordeste. “É uma obra demorada, que teve vários percalços, mas que finalmente terá o financiamento adequado para a sua conclusão. No Piauí, uma parte já está concluída, agora o plano de trabalho está sendo no Ceará e depois teremos uma outra etapa no Piauí, que será importante para a região sul e sudeste. Com a nova ordem de serviço e a garantia de recursos via Banco do Nordeste e BNDES, acreditamos que a obra será realmente concluída em 2027. A Transnordestina, aliada à transposição do rio São Francisco, são obras estruturantes para o Nordeste, que garantem acesso à água e competitividade logística para a região”, destacou.

21424a3c-b69f-48fb-8a71-cb060ed61ecb.jpeg

Fórum Nacional de Governadores

Além da assinatura, o governador participou também da 15ª edição do Fórum de Governadores, onde foram discutidos temas como segurança, saúde, assistência social e a reforma tributária. Rafael ressaltou a necessidade de ajustes na proposta que tramita no Congresso, abordando questões como a função tributária, a gestão do ICMS sobre combustíveis e a maior autonomia para os fiscos estaduais. “A reforma tributária é um avanço importante, mas precisamos aperfeiçoar o texto para garantir um sistema mais eficiente e equilibrado”, concluiu.

4e619c84-4ba5-4511-8ab6-c04927f81009.jpeg

Contas de energia no Piauí serão reduzidas a partir de dezembro

A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e será válida para todos os 224 municípios do estado.

A partir de 2 de dezembro, as contas de energia no Piauí terão uma redução média de 4,28%. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que aprovou a diminuição nas tarifas da Equatorial Piauí para indústrias e residências em todos os 224 municípios do estado.

Segundo a Aneel, a redução resulta da queda nos custos com transporte e compra de energia, além de ajustes nos componentes financeiros e encargos setoriais.

O governador Rafael Fonteles celebrou a medida em suas redes sociais. “Excelente notícia! A partir de 2 de dezembro, as contas de energia no Piauí serão reduzidas em todos os 224 municípios. A Aneel aprovou a redução das tarifas da Equatorial Piauí, beneficiando tanto as grandes indústrias quanto os consumidores residenciais, com uma redução média de 4,28% para todos”, afirmou.

c25f0b2c-1842-4003-85f4-f9da36ac7e41.jpeg